Pesquise aqui...

terça-feira, 14 de abril de 2020

Bom dia pessoal.

Confesso que me senti um pouco triste, pois ninguém conseguiu resolver o primeiro enigma. Acredito que estava um pouco difícil.

Então vamos para a solução:

Vamos iniciar averiguando a forma que as vogais estão distribuídas. Notem que as mesmas estão de uma forma que indicam palavras normais de nossa língua. Vamos deixa-las inalteradas.

Agora utilizando a Cifra de César, precisamos percorrer a frase e testando qual ROT foi utilizado nas consoantes. Isso é o que chamamos de chave para solução do enigma.

Chegamos ao ROT11, onde a primeira letra B se torna P, C vira Q e assim por diante. Então a frase abaixo:

AQFERIHE EZ JOQEZEGZO COIGJOAFA AYHO

Se torna:

ACREDITE EM VOCEMESMO POISVOARA ALTO

Separando os dois pares de palavras e colocando os acentos e vírgula:

ACREDITE EM VOCÊ MESMO, POIS VOARÁ ALTO


Obrigado e até a próxima.


segunda-feira, 6 de abril de 2020

Enigma #01

Olá pessoal boa noite.

Como prometido, aqui estou novamente. Vou deixar um enigma para vocês tentarem decifrar. A única dica que darei até o momento é a utilização da Cifra de César como visto do post anterior.

Espero que gostem e boa sorte.

AQFERIHE EZ JOQEZEGZO COIGJOAFA AYHO

Início à Criptografica

Olá pessoal, boa tarde.

Hoje quero dar início a um tema muito bacana e que adoro muito, que é CRIPTOGRAFIA

Criptografia é a prática de técnicas para comunicação segura. Geralmente ela é utilizada para "esconder" uma mensagem de terceiros ou de um público específico.
As aplicações mais comuns da criptografia hoje incluem: comércio eletrônico, cartões de chip de pagamento, moedas digitais, senhas de computadores, comunicações militares e mensagens de melhores amigos.

A forma mais simples, e na qual aprenderemos hoje, é a Cifra de César. Onde Julio César (lá do Império Romano) criou-a para se comunicar com seus generais de forma secreta.
Ela é um tipo de criptografia por substituição, na qual cada letra do texto é substituída por outra, por exemplo: 

Uma troca de três posições (ROT3 ou  Rotação3), a letra A seria substituída por D, B se tornaria E, e assim por diante. 

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ - alfabeto
DEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZABC - cifra ROT3

ESTOU TRISTE HOJE --> HVWRX WULVWH KRMH


Para o próximo post vou colocar uma mensagem criptografada para vocês decifrarem. Prometo que será simples.

E para finalizar, quero deixar aqui duas referências ao assunto de hoje. Para quem gosta de ler opino o livro Fortaleza Digital de Dan Brown. Mas para quem prefere assistir, vejam o Jogo da Imitação de 2014.


Por hoje é só pessoal, obrigado.


quinta-feira, 2 de abril de 2020

Matemática na Música?

Olá pessoal, boa noite.



Referente ao título, o que vocês acham? Existe relação da matemática com a música? 

E a resposta é... Sim, existe total relação entre estes dois universos.

Lembrando que a música não surgiu do nada, ela é um resultado de uma organização numérica. 

Embora os primeiros instrumentos musicais criados pela humanidade tenham surgidos muito anos antes, foi Pitágoras de Samos que criou o primeiro instrumento de corda. Isso mesmo, o mesmo Pitágoras dos Catetos e Hipotenusa.





Este instrumento, chamado de Monocórdio, possuía apenas uma corda suspensa presa em duas extremidades.



Pitágoras descobriu que a sonoridade da corda solta com a sonoridade da corda pressionada exatamente na metade de seu comprimento dava o mesmo som, só que mais agudo.

Utilizando outras partes fracionadas da corda, como por exemplo: 1/3 e 1/4, ele conseguiu outras sonoridades que mostravam um som harmonioso. 

Posteriormente conforme os anos se passaram, estudiosos e seguidores, transformaram todas essas frações em notas musicais. Percebendo de tão agrado era a harmonia que vinha dessas notas musicais foi criado, no que conhecemos hoje como campo harmônico, na qual é uma base de regras utilizado por músicos para criação de melodias.

Vou deixar abaixo um vídeo do canal Descomplicando a Música onde é mostrado de forma mais clara a percepção de Pitágoras para a criação dos instrumentos de corda utilizando cálculos. Confira:





Para os amantes de um universo ou de outro, ou ambos (música e matemática), podemos destacar:

"Se seu cérebro gosta de cálculos ou música, ele é uma máquina. Quanto mais você praticar e estudar, mais essa paixão vai desenvolver. Provavelmente você vai começar a sentir um prazer diferente ao ouvir músicas que antes não lhe traziam sentimentos. Ou se você é musico e tem pavor de números, saiba que de uma forma ou de outra você é um matemático, pois todos esses prazeres na verdade escondem uma junção de cálculos e mais cálculos."