Pesquise aqui...

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Matemática na Música?

Olá pessoal, boa noite.



Referente ao título, o que vocês acham? Existe relação da matemática com a música? 

E a resposta é... Sim, existe total relação entre estes dois universos.

Lembrando que a música não surgiu do nada, ela é um resultado de uma organização numérica. 

Embora os primeiros instrumentos musicais criados pela humanidade tenham surgidos muito anos antes, foi Pitágoras de Samos que criou o primeiro instrumento de corda. Isso mesmo, o mesmo Pitágoras dos Catetos e Hipotenusa.





Este instrumento, chamado de Monocórdio, possuía apenas uma corda suspensa presa em duas extremidades.



Pitágoras descobriu que a sonoridade da corda solta com a sonoridade da corda pressionada exatamente na metade de seu comprimento dava o mesmo som, só que mais agudo.

Utilizando outras partes fracionadas da corda, como por exemplo: 1/3 e 1/4, ele conseguiu outras sonoridades que mostravam um som harmonioso. 

Posteriormente conforme os anos se passaram, estudiosos e seguidores, transformaram todas essas frações em notas musicais. Percebendo de tão agrado era a harmonia que vinha dessas notas musicais foi criado, no que conhecemos hoje como campo harmônico, na qual é uma base de regras utilizado por músicos para criação de melodias.

Vou deixar abaixo um vídeo do canal Descomplicando a Música onde é mostrado de forma mais clara a percepção de Pitágoras para a criação dos instrumentos de corda utilizando cálculos. Confira:





Para os amantes de um universo ou de outro, ou ambos (música e matemática), podemos destacar:

"Se seu cérebro gosta de cálculos ou música, ele é uma máquina. Quanto mais você praticar e estudar, mais essa paixão vai desenvolver. Provavelmente você vai começar a sentir um prazer diferente ao ouvir músicas que antes não lhe traziam sentimentos. Ou se você é musico e tem pavor de números, saiba que de uma forma ou de outra você é um matemático, pois todos esses prazeres na verdade escondem uma junção de cálculos e mais cálculos." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário